+55 62 3926-1019

Empreendedorismo e o ciclo do sucesso

16abril

Empreendedorismo e o ciclo do sucesso

Ter sucesso nos negócios demanda muita energia da parte do empreendedor. Veja o ciclo do sucesso do empreendedor para canalizar suas energias em direção ao sucesso pessoal e profissional.

Você já percebeu que todo empreendedor passa por situações bem semelhantes no início da carreira? O empreendedorismo está inserido em um universo tão amplo e mesmo assim parece que todos acabam passando pelas mesmas situações. A verdade é que, todo empreendedor que obteve sucesso em sua jornada, segiu uma modelagem de outros empreendedores de sucesso.

O que é modelagem? Na Programação Neurolinguística – PNL, a modelagem é muito usada para atingir determinados resultados desejados. Caso uma pessoa queira ter uma empresa de sucesso no ramo de vestuário, por exemplo, ela busca outras empresas que já estão tendo sucesso nesse ramo e procura “repetir” as ações dessas empresas para se aproximarem o máximo possível dos seus resultados. Esse comportamento de espelhar outros comportamentos é a característica mais marcante da modelagem. É como se a pessoa estivesse se moldando com um molde de outra pessoa que já percorreu determinado caminho e teve bons resultados.

E qual seria, então, o ciclo do sucesso do empreendedor? É bem simples. Tudo inicia com uma ideia ou um pensamento que o empreendedor tem para suprir determinada demanda comercial, seja de produtos ou serviços. Considerando que o empreendedor de sucesso é cauteloso, ele analisa os riscos que o investimento no seu negócio pode ter. Essa análise de risco é feita baseada em experiências anteriores e estudo de mercado. Após a análise, inicia-se o processo efetivo do negócio, a ação. É agora que ele começa a colocar em prática as ideias para seu negócio. Mesmo se modelando a outras empresas de sucesso, todo negócio é um projeto novo, não existe receita pronta e nem certeza que está sendo feito tudo certo. Então, podemos chamar essa fase de incertezas de Fase Teste. É nela que começa o processo de aprendizagem do seu negócio. Com os resultados das ações na Fase Teste, inicia a Fase do Feedback, para verificar se está tendo resultados positivos ou não. Se estiver dando certo, ok, mantenha a linha de ação. Se não estiver, volte para o início do processo e veja o que pode ser mudado, essa é a Fase da Mudança. Aplique as mudanças necessárias e teste novamente. Faça isso até atingir um nível de excelência no seu negócio.

Esse processo que vai levar o empreendedor em direção ao sucesso. A evolução do negócio é fundamental. O mercado está cada vez mais competitivo e agressivo, se adaptar às novas realidades é um fator determinante. Veja que, em momento algum, dei a definição do que seria o sucesso para o empreeendedor. Sucesso é subjetivo, cada um tem uma ideia individual de sucesso. Para alguns pode ser na area financeira, para outros pode ser a liberdade de trabalhar com o que gosta. Sucesso, na verdade, é simplesmente ter os resultados que você deseja, sejam eles qual forem. Para encerrar, vale a pena deixar uma reflexão para seu negócio ou futuro negócio: Se o que você faz não contribui para a melhoria da vida das pessoas, qual seria a essência da existência dele?

Fonte: Portal Administradores.com

O que achou? Deixe um comentário!

comentários

Postado por amaral  em 16 abr 
  • empreendedorismo, empresas, sucesso, vendas