+55 62 3926-1019

Funcionários mais antigos – Manter ou Não?

20julho

Funcionários mais antigos – Manter ou Não?

O Jornal Valor Econômico divulgou em 18 de julho de 2016 que as empresas demitem mais antigos para reduzir a folha de salários.

Tendo em vista a necessidade de redução de custos dá para entender o objetivo, em que pese poder se transformar numa perda estrondosa em termos financeiros.

Isso porque o conhecimento dos empregados mais antigos teve um custo para ser adquirido, tanto no sentido temporal quanto financeiro. O acervo de conhecimento é demorado para ser reposto e nem sempre o trabalhador mais jovem está preparado para assumir papéis que requerem maturidade, experiência e capacidade de análise de cenários alternativos. Não se pode falar que é errado demitir os funcionários mais antigos, mas há que se ter cuidado em tomar essa medida. As consequências podem significar a perda de competitividade em relação ao mercado, além da possibilidade de perda de clientes por insatisfação na obtenção de produtos e serviços, conforme o caso.

As vezes o contrário é mais saudável, demitir os mais jovens e manter os mais antigos, que sabem os melhores caminhos para solução de problemas. Sempre é bom usar o bom senso.

O que achou? Deixe um comentário!

comentários

Postado por amaral  em 20 jul 
  • empresas, funcionários, gestão empresarial